domingo, 4 de dezembro de 2011

Querida Graça (in memorian)




Nas galáxias onde habitas provavelmente vens acompanhando a minha trajetória por esse País que tanto amavas. O tempo passou e novamente volto sem a tua companhia o que é lamentável, pois era nossa intenção sair desbravando este território espalhando ao vento toda a nossa paixão. Infelizmente estou literalmente só, apesar de fazer parte de um grupo com mais de 30 pessoas.

Quando não temos com quem dividir emoções, nos sentimos abandonadas. Eis o que acontece comigo nesta viagem. Mas como me conheces bem, corro para o papel e derramo nele todos os meus sentimentos. Voltei ao Vale do Loire e lembro da primeira vez que estive aqui com amigos franceses por uma semana, visitando de carro suas pequenas cidades, entrando e saindo de Castelos milenares com o entusiasmo e alegria da juventude. Foi uma viagem prazerosa.

Hoje faço um caminho diferente, pois vimos da Bretanha visitando Angers, Caen, Tours, Samour e Amboise. Revendo estes belos Castelos podemos sentir a vida rica deste país num passado milenar onde reinava o luxo, a pompa e o bom gosto dos reis de França.

Estamos em Chenonceaux esta pequena jóia doada à Diana de Poitiers pelo Rei Henrique II e, questiono como deveriam sentir-se àquelas mulheres esposas, amantes, favoritas dos poderosos reis que tudo faziam para agradar-lhes? Outra história que me impressionou visitando as ruínas de um Castelo Medieval foi a de Ana da Bretanha que virou a cabeça do Rei Carlos VIII. Ah! amiga que mulheres poderosas! Que fracos são os homens de hoje, ou somos nós mulheres que perdemos a nossa força?

Assim, sigo passeando por esses lugares de sonhos, entrando e saindo de cidades pequenas e encantadoras, visitando museus, monastérios, grutas e santuários. E por falar em religião, foi o de Lourdes o que mais me tocou. Foi até hoje a única concentração religiosa de que participei onde a fé e o respeito se fazem sentir em todos os sentidos. É emocionantemente lindo.

Nunca esqueci de que me falavas sempre quando eu viajava para a França, que o visitasse. Pois não é que durante a Procissão onde fiquei praticamente só, senti junto de mim as presenças dos meus mortos queridos, inclusive a tua! Fiquei feliz, pois a emoção do momento foi dividida com pessoas que realmente me quiseram bem.

Seguindo por esse país afora, estamos em Rocamandour lugar místico e belo, apenas o tempo foi curto para aproveitarmos à beleza das pequenas ruelas que formam a cidade. É uma pena que nestas excursões eles não saibam avaliar onde está o diferente, o bucólico, o pitoresco.

Hoje chegamos a Andorra, este país pequeno e encantador montado nos Pirineus na fronteira da França com a Espanha. Passamos um dia inteiro e vamos agora para Mont Serrat, Barcelona e Nice. Saudades, muitas saudades de ti, encantada amiga do coração. Principado de Andorra, outubro de 2011.

Nenhum comentário: