quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amigo do Coração






A vida sempre nos surpreende e mais uma vez estou realizando um grande sonho. Conhecer este País que tanto amo visitando suas pequenas e bucólicas cidades. Estou no sul, numa linda cidade que lembra a nossa Boa Viagem, cercada pelo mar, com muito sol e calor. Se fosse jovem estaria saltitante usando shorts e tomara que caia.

Com a minha solidão consentida e sabendo que os meus filhos e netos estão bem, me sinto uma idosa na adolescência. Pelo menos os sonhos são jovens, coloridos e reais. Estou num pequeno Hotel às margens do Canal desfrutando de uma belíssima vista. Foi para mim uma surpresa esta cidade, que além do mar está abraçada por um grande lago.

Aqui me parece um paraíso, principalmente para aqueles que já viveram muito, pois é grande o número de pessoas idosas. É lindo ver a placidez das faces enrugadas, a prata dos cabelos e pares amorosos passeando de mãos dadas pelas ensolaradas ruas.

Às margens dos canais, restaurantes especializados em frutos do mar, especialmente ostras por sinal, magníficas. Sigo num barco que leva turistas para passeios entre os canais. Muita gente à minha volta e a tua velha amiga deixando-se acariciar pela brisa do mar com os cabelos soltos ao vento, que o vento curtindo a maior liberdade.

Esta cidade, berços dos poetas, tem entre seus filhos ilustres Georges Brassens e Paul Valery, que está sendo homenageado num encontro de escritores onde acontecem conferências, recitais de poesias, filmes, movimentando todo o fim de semana. Que bom para mim!

Visitei o Museu Georges Bressens e o cemitério onde ele está enterrado, que fica bem à frente, com uma bela vista para o lago. Do outro lado temos um Museu e no alto da colina, cercado pelo mar o campo santo onde dorme Paul Valery

Aqui tudo é poesia. Até a harmonia entre os grandes e pequenos cães, que servem de companhia para homens e mulheres, velhos ou jovens. Até agora como boa observadora que sou da vida, não vi nenhuma expressão de infelicidade ou abandono nos olhares dos velhos casais. Que bom! Estou feliz por descobrir este pedaço de paraíso. Beijos e muitas saudades. As margens do mediterrâneo. 26/11/011.

Nenhum comentário: