quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para Karla e Ana Paula



Minhas filhas queridas,

Neste longo e agradável passeio de trem pela Costa Azul escrevo e penso em vocês que têm alma de artista. Ontem visitei St. Paul de Vence e pude sentir como é pouco o tempo que nós turistas temos para conhecer este belo país e suas encantadoras cidades. Daí compreender a paixão dos poetas e artísticas plásticos em deixarem suas terras e virem tentar a vida, mesmo com dificuldades. Aqui eles tem todo um manacial para servir de inspiração e por mais que a gente leia e assista filmes ou documentários, nunca se compara com o pisar o solo, tocar as paredes de pedra, sentir o cheiro do mar e das flores que revestem de beleza estas vilas e vilarejos.

No alto da colina está erguida a bela casa em que Picasso viveu rico e poderoso por muitos anos. Na efervescência dos anos loucos, artistas plásticos, poetas e escritores escreveram cada um uma história diferente de vida. Que emoção entrar no restaurante museu La Colombe d`Or e ver telas pintadas por Matisse, Gaugin, Monet e do próprio Picasso num tempo onde as dificuldades da vida eram afogadas no absinto e seus trabalhos eram usados como objeto de troca para ajudá-los na sobrevivência. Hoje, St. Paul de Vence é uma galeria de arte a céu aberto. Nas sinuosas e estreitas ruelas encontramos galerias de arte, lojas e muitas e muitas flores.

Nesta viagem concretizei um sonho há muito desejado: Visitar algumas pitorescas e históricas cidades dessa encantadora região. Para melhor conhecê-las temos que permanecer por mais tempo, pelo menos uns três dias. Se me perguntarem, não posso dizer qual a mais bonita ou a melhor. Todas tem uma beleza particular, assim como as pessoas.

Da tranquilidade das águas plácidas do mediterrâneo ao perfume acre da Provence, tudo se reveste de sonho e magia. Diante dos Castelos Medievais repletos de histórias que nos remetem há séculos e séculos nos sentimos pequenos e questionamos? Qual a tecnologia moderna que resistirá às intempéries da natureza iguais a essas fortalezas construídas de pedra? A história faz parte de um contexto e quem não tem história, não tem vida.

No fim da tarde desci a colina e fui terminar o dia no Bar do Negresco, situado na “Promende des Anglais”, hotel este que marcou uma época de glamour na “Côte d´Azur”. Sentada ante uma taça de champanhe, confesso que me senti carente da companhia de um parceiro inteligente e charmoso com quem pudesse conversar sobre as coisas boas da vida. Neste sóbrio e elegante bar um jovem dedilha ao piano músicas dos Beatles que também marcaram uma geração e que hoje ainda nos encantam. Acontece que a arte, a música e a beleza jamais envelhecerão. Estarão sempre vivas seja em qual tempo for.

Hoje os grandes salões do Hotel estão transformados em galerias de arte, abrigando os mais diferentes estilos onde se misturam passado e presente. O contraste entre o novo e o velho choca às vezes. Mas o belo é sempre belo, conforme vejam os nossos olhos.

Daqui minhas queridas filhas vou para Montpellier, encontrar com Alcina para irmos de carro ver as belezas da Provença, o que dará uma outra carta. Amo a todos vocês e sinto muitas saudades, mas neste País eu realmente sou feliz, tanto como se estivesse na minha casa. Beijos carinhosos. Nice, out/2011.

Nenhum comentário: