segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Querido Amigo


Convidada por um simpático casal franco brasileiro, Monique e Gláucio Firmino, estou em Vienne cidade construída sobre ruínas romanas, com monumentos que ainda resistem à passagem do tempo. O Museu é uma história viva. Apesar de estarmos perto da civilização, temos a sensação que retrocedemos milhares de anos no tempo.
Não imaginas o carinho com que fui recebida por eles que moram numa linda casa situada a poucos quilômetros do centro, coberta de flores e cercada de magníficos campos verdes. Monique uma francesa inteligente e carismática, que no passado foi para o Brasil como voluntária, apaixonou-se por um pernambucano, casaram e hoje com um casal de filhos, estão divididos entre dois mundos.
Não preciso dizer que, como boa dona de casa, a anfitriã é uma excelente cozinheira e nos deliciamos com os seus gostosos quitutes, sempre regados a um excelente vinho. Para mim, conhecer a intimidade de uma família francesa foi outra maneira de gostar e admirar não somente o país, como também o seu povo.
Quem me proporcionou esta oportunidade de conhecer pessoas tão maravilhosas e hospitaleiras foi Alcina, amiga de muitos anos, que mora na Espanha. Encontramos-nos em Montpellier e partimos de carros desbravando e conhecendo lindas cidades, visitando Castelos, passando por campos cobertos de dourado, numa visão bela e inesquecível da Provença.
De Arles, seguimos estrada afora parando onde nos desse vontade. Assim passamos em várias vinícolas, onde nos deliciamos provando e saboreando os seus deliciosos vinhos. Uma viagem etílica, com certeza. Sei que irias adorar.
Daqui vou seguir de TGV para Paris onde ficarei ainda por alguns dias curtindo com paixão, toda a beleza e encanto dessa cidade que não me canso de amar. Sei que para mim, voltar é sempre um sonho que pretendo repetir por muitos e muitos anos. Sei também que tempo corre e lamento não ter condições para vivenciar ainda que, por alguns meses, os encantos dessas pequenas cidades, o que é realmente para mim, uma pena! Abraços e saudades. Outono de 2011.

Nenhum comentário: