sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Amigo do Coração


Este ano resolvi vir à França numa excursão com pessoas simpáticas e solidárias. Vamos visitar algumas das pequenas cidades que fazem desse país um mundo rico e maravilhoso. Pela primeira vez vou conhecê-la de Norte a Sul. Saímos de Paris com destino à Normandia.
Visitamos Angers, Arromaches, cidade museu que guarda a história do desembarque das tropas na segunda guerra mundial. É interessante a gente ver através dos séculos fatos que fizeram à história. De Caen partimos para Dinard onde já estive num passado longínquo, jovem e com o coração cheio de amor por este país.
Apesar do tempo passado o entusiasmo permanece por essa terra dos Louíses. São épocas diferentes, mas a mulher é a mesma de ontem. Leve, livre e solta. Prosseguimos a viagem e almoçamos em St. Malo, cidade banhada pelo Atlântico com um porto muito importante. No verão é o refúgio dos franceses e turistas.
Agora, depois de quase três décadas volto ao Monte St. Michel e lembro do animado grupo de amigos que me acompanharam e do meu quase desmaio ao chegar ao alto da montanha. Nada mudou. As paisagens são estáticas e permanecem vivas através dos séculos. Feliz o povo que sabe conservar a sua história. Hoje, me limito a caminhar pelas ladeiras centenárias agradecendo a Deus tantas benesses.
Todas as vezes que venho aqui manifesto o desejo de um dia poder passar uma longa temporada numa pequena cidade, conviver com o seu povo e entender melhor os seus costumes. Apesar de amar demais a minha família ainda não desisti da idéia. Aí sim eu deixaria o meu coração para sempre. Abraços com muitas saudades da amiga. Normandia, outubro de 2011,

Nenhum comentário: